Portugal procura desenvolver «carro verde» - TVI

Portugal procura desenvolver «carro verde»

Cimeira Ibérica em Braga - Foto Estela Silva/Lusa

Assinado protocolo com Espanha para partilha de informações na área

As parcerias estratégicas entre Portugal e Espanha continuam a acelerar e o mercado automóvel parece ser uma ligação interessante que os dois países não querem largar, nomeadamente no que diz respeito às energias limpas. Neste sentido, está a ser desenvolvido um projecto para a construção de um «green car», ou seja, um automóvel amigo do ambiente.

Polémica dos contadores «está fora do MIBEL»

Laboratório de Nanotecnologia é «marco histórico»

Sócrates vaiado em Braga

«Dentro de pouco tempo assistiremos a grandes mudanças no sector, por isso temos de estar preparados. Por exemplo, na Califórnia, assistem-se a experiência muito inovadoras, não ainda no campo dos automóveis, mas que tendem a evoluir no sentido dos green car», alertou Joan Clos, ministro da economia espanhol, que falava à margem da 23ª Cimeira Luso-Espanhola, que está a realizar-se em Braga.

Preparando-se para estas mudanças, os dois países assinara um protocolo de colaboração entre o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel e o Centro Tecnológico de Automotion de Galicia, com o objectivo de conceber, desenvolver e produzir novas soluções de mobilidade sustentável para ambientes urbanos.

Para além da «troca de informações» entre os dois centros para a construção de um automóvel eco-sustentável, também existe uma vontade de explorar novas tecnologias de consumo de energias amigas do ambiente.
Continue a ler esta notícia