Sete curtas portuguesas no Rio de Janeiro - TVI

Sete curtas portuguesas no Rio de Janeiro

claquete

Organização do Anima Mundi conta com a presença de 100 mil espectadores brasileiros

Relacionados
Sete curtas-metragens portuguesas foram seleccionadas para a XVI edição do festival de animação Anima Mundi que no dia 20 se realiza em vários pontos do Rio de Janeiro, noticia a Lusa.

As curtas «Cândido» (11 minutos), de Zepe, realizada em 2007, e «Cães, Marinheiros» (sete minutos), de Joana Toste, do mesmo ano, foram duas das escolhidas para a mostra competitiva.

«Melodia Amarga» (dez minutos), de Pedro Moura, de 2008, «Zé Pimpão, o Acelera» (oito minutos), de André Letria, com efeitos 3D, de 2007, e «Trabalho do Corpo» (sete minutos), de Nuno Amorim, serão exibidos na mostra paralela à competitiva.

Segundo Aída Queiroz, uma das organizadoras do evento, que ocorre todos os anos desde 1993, o objectivo é dar a conhecer ao público as produções nacionais e internacionais, visando simultaneamente facilitar o contacto com distribuidores e patrocinadores.

«O festival tem o papel de servir como catalisador das produções, é a ponte de acesso ao público com o que está a ser produzido no mundo da animação e também está voltado para o mercado», disse durante a sessão de abertura do festival.

Portugal: «excelentes» curtas

Sobre a participação de curtas portuguesas, Aída disse que a produção de Portugal tem «excelentes» filmes e lembrou que, ao longo das edições passadas, muitos animadores portuguesas compareceram no Rio de Janeiro. Na edição deste ano, está confirmada a presença de Zepe no festival.

A organizadora apontou o Festival Internacional de Cinema de Animação, Cinanima, de Espinho, como uma «grande referência».

Marco Magalhães, outro organizador, assinalou, por seu lado, que o intercâmbio com a experiência do Cinanima em Portugal foi «fundamental» para a configuração do Anima Mundi.

«Temos uma relação muito amistosa e fraternal com o Cinanima. Os trabalhos portugueses são de uma qualidade excelente. E nós sempre buscamos filmes no mundo inteiro para compor o festival», acrescentou.

Com mais de 1300 inscrições de animações, o festival, o terceiro maior evento de animação do mundo, seleccionou 450 filmes de 42 países para serem exibidos nos próximos dez dias no Rio de Janeiro. A mostra será depois apresentada em São Paulo.

A organização está a contar com a presença de 100 mil espectadores das duas cidades.
Continue a ler esta notícia

Relacionados