Compositor Gustavo Santaolalla é o convidado especial do Douro Film Harvest - TVI

Compositor Gustavo Santaolalla é o convidado especial do Douro Film Harvest

Brokeback Mountain

Festival decorre entre 7 e 11 de Setembro

A segunda edição do Douro Film Harvest, que acontece entre 7 e 11 de Setembro, vai ter como convidado especial Gustavo Santaolalla, o músico e compositor argentino vencedor de dois Óscares na categoria de Melhor Banda-Sonora. O festival vai decorrer nas salas de cinema de Vila Real, Lamego, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta.

Ivan Dias, director do Douro Film Harvest, anunciou nesta terça-feira as novidades da edição deste ano, como a realização de workshops e a criação de uma nova secção: a «Colheita de 70», um espaço que vai premiar as melhores obras cinematográficas daquela década.

O certame também será palco de antestreias nacionais, como a primeira produção moçambicana, «O Último Voo do Flamingo", um filme adaptado do livro de Mia Couto e realizado por João Ribeiro.

O Harvest vai ainda homenagear o cinema da Argentina tendo como convidado especial o compositor Gustavo Santaolalla, a única pessoa a ter sido galardoada com dois Óscares na mesma categoria dois anos seguidos, pelas bandas sonoras de «O Segredo de Brokeback Mountain» (2005), de Ang Lee, e «Babel» (2006), de Alejandro González Iñarritu.

Na edição deste ano, o director do festival ainda destaca a secção «Wine Films» onde vão ser projectados filmes que juntam o cinema e o vinho, a homenagem «Tawny Tribute», que prestigia uma personalidade do mundo do cinema cujo contributo tenha sido essencial para a história da Sétima Arte, e a exposição fotográfica sobre filmes de Carlos Saura, como «Tango» (1998), «Fados» (2007) ou «Flamenco» (2010).

O presidente do Turismo do Douro, António Martinho, salientou tambem a importância desta mostra de cinema: «Os filmes não são uma atracção de massas, mas nós queremos contribuir para que as pessoas venham ao Douro ver filmes de qualidade e possam aqui permanecer para depois fruir da nossa paisagem e ver a riqueza patrimonial».

Os actores Olga Diegues e José Fidalgo serão os anfitriões desta segunda edição, que conta com um orçamento de 600 mil euros.
Continue a ler esta notícia