BAFTA: «O Artista» domina e vence sete prémios - TVI

BAFTA: «O Artista» domina e vence sete prémios

Película francesa ganhou nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor. Bafta de Melhor Actriz foi para Meryl Streep

Relacionados
«O Artista» foi o grande vencedor da 65ª edição dos BAFTA, prémios atribuídos pela Academia Britânica de Cinema este domingo, em Londres. A película do francês Michel Hazanavicius venceu em sete categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor (Jean Dujardin).

Recebendo o prémio que distinguiu o seu trabalho como realizador, Hazanavicius congratulou Brad Pitt por anunciar o seu nome correctamente. O francês levou também para casa a estatueta para Melhor Argumento Original e agradeceu à academia por «entender» e valorizar um filme mudo nos dias de hoje.

«Algumas pessoas acharam que o filme não tinha argumento porque não havia diálogos. Por isso os britânicos são muito inteligentes», disse Hazanavicius.

«O Artista», que é já um dos favoritos aos Óscares de Hollywood, conta a história de um actor de cinema mudo que vê a sua carreira entrar em declínio com a chegada dos filmes com som. Este domingo, o filme foi também premiado com os Baftas para Melhor Banda Sonora Original, Melhor Fotografia e Melhor Guarda Roupa.

Meryl Streep foi outra das estrelas da noite ao receber o prémio de Melhor Actriz pela interpretação em «A Dama de Ferro», filme em que vestiu a pele da antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.

Ao subir ao palco da Royal Opera House, a actriz de 62 anos acabou por perder momentaneamente um sapato, mas não perdeu o sentido de humor. «Isto não podia ter corrido pior», brincou.

Streep, que não ganhava um Bafta desde 1982, afirmou que o filme por si protagonizado teve como ambição principal «olhar para a vida da Dama de Ferro de dentro para fora para localizar algo real, talvez escondido, mas verdadeiro sobre a vida de alguém que todos nós pensámos que conhecíamos completamente».

«O destino dos famosos é serem incompreendidos», completou.

Nas categorias de actores secundários, o octagenário Christopher Plummer venceu pelo papel em «Assim é o Amor», enquanto que Octavia Spencer levou o Bafta pelo desempenho em «As Serviçais».

«A Invenção de Hugo», que concorria em nove categorias, acabou por vencer apenas os prémios de Melhor Som e Melhor Direcção Artística. Porém, o realizador Martin Scorsese foi distinguido com o Fellowship Award, o prémio carreira dos BAFTA.

O outro prémio especial da noite foi para John Hurt pela sua contribuição para o cinema britânico.

Os vencedores dos BAFTA Awards 2012:

Melhor Filme - «O Artista»

Melhor Realizador - Michel Hazanavicius, «O Artista»

Melhor Actor - Jean Dujardin, «O Artista»

Melhor Actriz - Meryl Streep, «A Dama de Ferro»

Melhor Actor Secundário - Christopher Plummer, «Assim é o Amor»

Melhor Actriz Secundária - Octavia Spencer, «As Serviçais»

Melhor Argumento Original - Michel Hazanavicius, «O Artista»

Melhor Argumento Adaptado - Bridget O'Connor e Peter Straughan, «A Toupeira»

Melhor Fotografia - Guillaume Schiffman, «O Artista»

Melhor Estreia de um Realizador, Produtor ou Argumentista Britânico - Paddy Considine (realizador) e Diarmid Scrimshaw (produtor), «Tyrannosaur»

Melhor Filme Britânico - «A Toupeira»

Melhor Documentário - «Senna»

Melhor Banda Sonora Original - Ludovic Bource, «O Artista»

Melhor Som - Philip Stockton, Eugene Gearty, Tom Fleischman e John Midgley, «A Invenção de Hugo»

Melhor Direcção Artística - Dante Ferretti e Francesca Lo Schiavo, «A Invenção de Hugo»

Melhor Efeitos Especiais - Tim Burke, John Richardson, Greg Butler e David Vickery, «Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2»

Melhor Guarda Roupa - Mark Bridges, «O Artista»

Melhor Caracterização - Marese Langan, «A Dama de Ferro»

Melhor Edição - Gregers Sall e Chris King, «Senna»

Melhor Filme Estrangeiro - «La piel que habito» (Espanha)

Melhor Filme de Animação - «Rango»

Melhor Curta Metragem de Animação - «A Morning Stroll»

Melhor Curta Metragem - «Pitch Black Heist»

Revelação do Ano - Adam Deacon
Continue a ler esta notícia

Relacionados