Óscares: Mickey Rourke vai continuar a comemorar? - TVI

Óscares: Mickey Rourke vai continuar a comemorar?

Bafta 2009 -Mickey Rourke

Nomeados ao Óscar de Melhor Actor Principal: Sean Penn («Milk»),Brad Pitt («O Estranho Caso de Benjamin Button»), Frank Langella («Frost/Nixon»), Mickey Rourke, («The Wrestler»), Richard Jenkins («The Visitor»)

Relacionados
Mikey Rourke é um homem ressuscitado. A sua interpretação em «The Wrestler» valeu-lhe já o Globo de Ouro e o BAFTA para Melhor Actor e agora espera-se que também possa levar para casa o Óscar, já que tem aparecido na imprensa como favorito. «El Marielito» - assim era conhecido no mundo do boxe - acabou por cruzar a sua história com a personagem que interpreta neste filme. Mikey Rourke foi boxeur entre 1992 e 1995, quando a sua carreira como actor já pouco tinha de interessante. Protagonizou importantes combates, mas a dureza do métier acabou por atirá-lo dos ringues para os hospitais, onde foi submetido a várias cirurgias de reconstrução facial na sequência dos muitos murros que levou. Mikey Rourke não conseguiu lutar pelo título mundial, mas estes galardões podem servir de recompensa.



Não fosse a concorrência, o Óscar de Melhor Actor podia estar destinado a Brad Pitt. O actor foi nomeado pela sua interpretação em «O Estranho Caso de Benjamin Button», um filme com presença em 13 categorias na lista dos melhores da Academia de Hollywood. Esta é a segunda vez que o seu nome está na lista dos nomeados. Em 1996, Brad Pitt esteve nomeado para Melhor Actor Secundário pela interpretação em «Doze Macacos». Ao longo da sua carreira, o actor já recebeu 22 galardões, tendo sido indigitado para 41 prémios.

No palmarés de Sean Penn já há um Óscar («Mystic River», 2003) para um total de cinco nomeações da Academia de Hollywood. O seu talento tem-se evidenciado em todos os papéis que interpreta e também nos filmes que já realizou. Este ano, é por causa da personagem de Harvey Milk que Sean Penn assistirá à cerimónia dos Óscares. Será que a história do promissor político assumidamente homossexual assassinado em 1978 vale uma estatueta? Pode não calhar a Penn já que «Milk» está nomeado para oito categorias nos Óscares. No somatório da sua carreira, Penn está habituado a vencer: 41 prémios em 47 nomeações.

Frank Langella não teve uma carreira memorável no cinema, pelo menos à altura do que prometia a sua actuação em «Drácula», em 1979. Teve-a no teatro, tendo sido distinguido com três prémios Tony, o mais distinto galardão norte-americano nesta área. A sua interpretação em «Frost/Nixon» valeu-lhe agora, aos 71 anos, a nomeação para Melhor Actor nos Óscares, mas também nos prémios BAFTA e nos Globos de Ouro - tendo perdido os dois rounds para Mickey Rourke. Será que as revelações que Richard Nixon fez a Frost perante 45 milhões de pessoas valem uma estatueta dourada?

Conhecemos Richard Jenkins por causa da sua participação na série televisiva «Sete Palmos de Terra». Depois de vencer vários prémios em festivais de cinema dos EUA à Rússia, «The Visitor» surge na lista de candidatos ao Óscar na categoria de melhor Actor Principal. Será, por ventura, o menos favorito.
Continue a ler esta notícia

Relacionados