Cannes declara Lars Von Trier «persona non grata» - TVI

Cannes declara Lars Von Trier «persona non grata»

Decisão tem «efeitos imediatos»

Relacionados
A direcção do Festival de Cannes declarou Lars von Trier persona non grata com esta exclusão a ser iniciada de imediato, comunicam os responsáveis do certame após uma reunião desta quinta-feira.

As palavras do realizador dinamarquês na véspera declarando-se nazi e simpatizante de Hitler foram logo condenadas e Von Trier também se desculpou de seguida. Mas estas declarações foram hoje objecto de análise da direcção do festival, que terminou com o seguinte comunicado:

«O Festival de Cannes traz artistas de todo o mundo a um fórum para que eles apresentem o seu trabalho e defendam a liberdade de expressão e criação. O conselho de directores do festival, que teve uma reunião extraordinária esta quinta-feira 19 de Maio de 2011, lamneta profundamente que este fórum tenha sido usado por Lars von Trier para expessar comentários que são inaceitáveis, intoleráveis e contrários aos ideais de humanidade e generosidade que preside à própria existência do festival.

O conselho de directores condena com firmeza estes comentários e declara Lars von Trier persona non grata no Festival de Cannes, com efeitos imediatos.»

O cabeça de cartaz deste nono dia do festival é Pedro Almodóvar, que está na corrida à Palma de Ouro com«La Piel que Habito». Pela Croisette já começou a desfilar o elenco espanhol encabeçado por Antonio Banderas, Marisa Paredes e Elena Anaya.
Continue a ler esta notícia

Relacionados