E o Óscar de melhor «Som» vai para... - TVI

E o Óscar de melhor «Som» vai para...

Transformers: Revenge of the Fallen

Os mesmos filmes para duas categorias (ou quase...)

Os nomeados para as duas categorias de som são os mesmos com a excepção de dois filmes em que um deles só concorre pela edição e outro só pela mistura. De resto, são quatro os candidatos a levar duas estatuetas... ou nenhuma...

E o Óscar de melhor Edição de Som vai para:

«Avatar» - Christopher Boyes e Gwendolyn Yates Whittle - O engenheiro de som Christopher Boyes já ganhou quatro Óscares: pelos efeitos de som de «Titanic» em 1998, pela edição de som de «Pearl Harbor» em 2002, pelo som de «Senhor dos Anéis: Regresso do Rei» em 2003, e pela mistura de som de «King Kong» em 2006. Esta é a primeira nomeação para Oscar do engenheiro Gwendolyn Yates Whittle, que já fora, no entanto, vencedor do prémio Golden Reel.

«The Hurt Locker - Estado de Guerra» - Paul N.J. Ottosson - O sueco foi nomeado pelo prémio de melhor edição de som no filme «Spider Man 2» em 2004. O engenheiro já ganhou o prémio Emmy em 1998 pelo seu trabalho para «National Geographic Explorer», e foi nomeado para vários prémios BAFTA.

«Inglorious Basterds - Sacanas Sem Lei» - Wylie Stateman - Já foi nomeado quatro vezes, sem ganhar, pela edição de som nos filmes «Nascido a 4 de Julho», em 1990, «Assalto Infernal» em 1994, «Memórias de uma Gueixa» em 2006, e «Wanted» em 2009.

«Star Trek» - Mark Stoeckinger - Foi nomeado para um Óscar na categoria de melhores efeitos em 1998 pelo seu trabalho no filme «A Outra Face», e esta é a primeira nomeação do editor Alan Rankin, que já foi nomeado para dez prémios Golden Reel.

«Up - Altamente» - Michael Silvers - Já ganhou o Óscar para melhor edição de som na animação «The Incredibles», e Tom Myers foi nomeado em 2008 na categoria de melhor som pelo seu trabalho no filme «Wall-E».

E o Óscar de melhor Mistura de Som vai para:

«Avatar» - Christopher Boyes, Gary Summers, Andy Nelson e Tony Johnson - O engenheiro de som Christopher Boyes, para além de estar nomeado este ano para a categoria de melhor edição de som, já ganhou quatro Óscares pelos trabalhos em «Titanic», «Pearl Harbor», «Senhor dos Anéis: Regresso do Rei» e «King Kong». O engenheiro americano Gary Summers também tem quatro prémios: «O Exterminador Implacável 2» em 1992, «Parque Jurássico» em 1994, «Titanic» em 1998 e «O Resgate do Soldado Ryan» partilhado em 1999 com Andy Nelson, que também trabalhou na equipa de som em «Avatar». Tony Johnson foi nomeado em 2006 por «As Crónicas de Nárnia».

«The Hurt Locker - Estado de Guerra» - Paul N.J. Ottosson e Ray Beckett - O sueco Paul N.J. Ottosson foi nomeado em 2004 para o prémio de melhor edição de som no filme «Spider Man 2» e Ray Beckett teve uma nomeação em 1987 pelo seu trabalho no filme britânico «Quarto com Vista sobre a Cidade». Esta dupla ganhou o BAFTA para a categoria única de Som nos prémios britânicos.

«Inglourious Basterds - Sacanas Sem Lei» - Michael Minkler, Tony Lamberti e Mark Ulano - O americano Michael Minkler venceu o prémio três vezes, com «Dreamgirls» em 2007, «Chicago» em 2003, «Cercados» em 2002. Tony Lamberti tem Emmy pelo filme «John Adams» em 2008 e na série «And Starring Pancho Villa as Himself» em 2004. Mark Ulano ganhou o Óscar em 1998, com «Titanic».

«Star Trek» - Anna Behlmer, Andy Nelson e Peter J. Devlin - Anna Behlmer foi nomeada para este prémio dez vezes. Andy Nelson, já ganhou este Óscar em «O Resgate do Soldado Ryan» (1999) e tem mais nove troféus e 39 nomeações para outros prémios. Peter J. Devlin foi nomeado em 2001 e 2007 pelos filmes «Pearl Harbor» e «Transformers», respectivamente.

«Transformers: Revenge of the Fallen - Transformers: Retaliação» - Greg P. Russell, Gary Summers e Geoffrey Patterson - Greg P. Russell já foi nomeado para 12 Oscares, enquanto o engenheiro americano Gary Summers já venceu este prémio quatro vezes. Geoffrey Patterson foi nomeado em 1997 pela mistura de som no filme «Twister».
Continue a ler esta notícia