Óscares: «Avatar» tem a Melhor Fotografia - TVI

Óscares: «Avatar» tem a Melhor Fotografia

Mauro Fiore nos Óscares 2010 (Paul Buck/EPA)

Sandra Bullock foi quem entregou o prémio

E o Óscar para melhor Fotografia vai para «Avatar». Mauro Fiore recebe assim o quarto prémio como responsável pela fotografia do novo filme de James Cameron. Além dos habituais agradecimentos, o director de fotografia não se coibiu de fazer uma ovação ao seu país de origem. «Viva, Itália!», disse.

Sandra Bullock, uma das nomeadas para o Óscar de Melhor Actriz Principal, foi quem entregou o prémio.

Os outros nomeados eram:

«Harry Potter e o Príncipe Misterioso» - Bruno Delbonnel - Está pela terceira vez nomeado para um Óscar pela Fotografia depois de «O Fabuloso Destino de Amélie» (2002) e «Um Longo Domingo de Noivado» (2005), filmes que lhe deram importantes galardões: como o American Society of Cinematographers Award e o francês César para este último, ou o European Film Award para o filme de Amélie Poulain. É como director de fotografia do jovem feiticeiro Harry Potter que espera que à terceira o Óscar seja de vez.

«The Hurt Locker - Estado de Guerra» - Barry Ackroyd - Com uma carreira muto presente no Reino Unido e em séries de televisão, Barry Ackroyd já vai em oito nomeações atribuídas pela direcção de fotografia no filme de Kathryn Bigelow. Em cinco desses galardões já atribuídos, «The Hurt Locker» só falhou um confirmando o estatuto de grande revelação. O Critics Choice Award passou muito, mas o BAFTA foi conquistado.

«Inglourious Basterds - Sacanas Sem Lei» - Robert Richardson - É sem dúvida o mais renomado director de fotografia a concurso com dois Óscares já no palmarés entre seis nomeações para a estatueta dourada que datam desde a década de oitenta, entre muitas outras nomeações. O currículo de Robert Richardson tem sido construído ao lado de realizadores como Oliver Stone, Martin Scorsese (cineastas com quem ganhou cada um dos dois Óscares que tem: «JFK» e «O Aviador», respectivamente) e ultimamente com Quentin Tarantino, com quem procura a terceira estatueta agora com «Sacanas Sem lei».

«Das Weisse Band - O Laço Branco» - Christian Berger - O único nomeado com uma Fotografia a preto-e-branco, «O Laço Branco» é o convidado que vem de fora que já deu três prémios a Christian Berger, o director de fotografia que tem estado nos últimos filmes de Michael Haneke. O detentor da Palma de Ouro de Cannes concorre sozinho contra a cor, mas quem diz que isso não é uma vantagem para sobressair dos demais e conseguir o que não acontece desde 1993 com «A Lista de Schindler»?
Continue a ler esta notícia