«The Argentinian Lesson» vence festival açoreano - TVI

«The Argentinian Lesson» vence festival açoreano

«The Argentinian Lesson»

Documentário de Wojciech Staron ganhou o grande prémio do II Panazorean - Festival Internacional de Cinema sobre Migrações e Interculturalidade

O documentário «The Argentinian Lesson», de Wojciech Staron, venceu o grande prémio do II Panazorean - Festival Internacional de Cinema sobre Migrações e Interculturalidade, que terminou sábado em Ponta Delgada, nos Açores, escreve a agência Lusa.

Segundo a Associação de Imigrantes nos Açores (AIPA), entidade que promoveu o festival, o «The Argentinian Lesson» é o vencedor do grande prémio Panazorean International Film Festival atribuído à melhor longa/média-metragem da competição internacional.

Ainda nesta categoria, o júri atribuiu uma menção especial ao filme «El Etnógrafo», do argentino Ulises Rosell, enquanto que o prémio de melhor longa nacional foi atribuído ao filme «Deportado», de Nathalie Mansoux, e a película «Wakasa», de José Manuel Fernandes, recebeu nesta categoria uma menção especial do júri.

O melhor filme do prémio Açores foi o «Adormecido», de Paulo Abreu, tendo o filme «Welcome and... Our Condolences», de Leon Prudovsky, sido o vencedor do prémio de melhor curta internacional.

O júri atribui ainda uma menção especial ao filme «Einspruch VI», de Rolando Colla, na categoria de melhor curta internacional.

Já o prémio de melhor curta nacional foi atribuído ao filme «Cerro Negro», de João Salaviza e, ainda, nesta categoria o júri atribui uma menção especial à curta «O Refugiado», de Rui Cardoso.

O prémio Macaronésia foi atribuído ao filme «Santa Maria Connection», de Eberhard Schedl, mas o júri deliberou ainda atribuir uma menção especial ao filme «Alabote», de João Botelho e João Garcia.

O realizador Pedro Peralta venceu o prémio novo talento nacional, com o filme «Mupepy Munatim», e João Rodrigues com «A Nossa Casa» alcançou o prémio novo talento regional.

A AIPA divulgou ainda que os espetadores atribuíram ao filme «Welcome and... Our Condolences», de Leon Prudovsky, o troféu do público internacional e ao filme «Deportado», de Nathalie Mansoux, o público atribui o troféu do público nacional.

Os espetadores elegeram, ainda, ao filme «História dos Açores», de Tiago Rosas e Víctor Descalzo, o prémio do público regional.

Nesta II edição do festival, que decorreu de 11 a 20 de abril, concorreram 17 longas e 20 curtas de 23 países e foram entregues prémios no total de 11 mil euros.

Continue a ler esta notícia