Lisboa: filme de Al Gore exibido gratuitamente - TVI

Lisboa: filme de Al Gore exibido gratuitamente

  • Portugal Diário
  • 2 fev 2007, 15:46
Al Gore

Ex-vice-presidente dos EUA vai visitar cidade para falar sobre clima

A Câmara de Lisboa vai exibir gratuitamente segunda-feira o documentário sobre alterações climáticas do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, poucos dias antes da sua visita à capital, para sensibilizar a população para o tema, noticia a Lusa.

Al Gore, que vai estar em Lisboa a 8 de Fevereiro e a 7 de Março para duas conferências, consagrou os seus oito anos de mandato como vice-presidente de Bill Clinton a defender medidas ambientais e a negociar o Protocolo de Quioto, tratado internacional para a redução das emissões dos gases que provocam o efeito de estufa em vigor desde 2005, mas nunca ratificado pelos Estados Unidos.

Em comunicado, o gabinete do pelouro do Ambiente e Espaços Verdes, a cargo do vereador António Prôa, anuncia que vai exibir o filme «Uma verdade inconveniente», no Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), para «sensibilizar a população para o problema das alterações climáticas».

A autarquia irá realizar duas sessões gratuitas: uma às 15:00 para os funcionários da Câmara de Lisboa, que António Prôa considera que devem ser «pioneiros na mudança», e outra às 19:00 aberta ao público.

Mais de 250 bilhetes duplos que serão atribuídos em passatempos de vários meios de comunicação social, na Associação Académica de Lisboa, no Portal LxJovem e na «newsletter» E-Pólen (basta enviar um e-mail para lxambiente@cm-lisboa.pt).

Desde que abandonou a vice-presidência, em 2001, Al Gore dedicou-se a uma campanha mundial de alerta para o problema do aquecimento global, retratada no filme «Uma Verdade Inconveniente», nomeado para os Óscares de 2007 na categoria de Melhor Documentário.

O relatório hoje apresentado em Paris pelos 500 delegados do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas (IPCC, na sigla inglesa) refere que o aquecimento global continuará durante séculos, que é «inequívoco» e que «muito provavelmente» tem causa humana.

De acordo com o relatório, o planeta vai aquecer entre 1,8 e quatro graus até ao final do século e o nível dos mares subirá até 58 centímetros, fazendo multiplicar secas e vagas de calor.
Continue a ler esta notícia