América pode ter sido descoberta por Marco Polo - TVI

América pode ter sido descoberta por Marco Polo

  • Portugal Diário
  • 9 ago 2007, 11:00

Dois séculos antes de Cristóvão Colombo

A Costa Oeste da América pode ter sido descoberta por Marco Polo cerca de 200 anos antes de Cristóvão Colombo, segundo um mapa da Biblioteca do Congresso em Washington. É o que se pode ler num artigo publicado quarta-feira na revista francesa VSD, noticia a Lusa.

O documento, levado para a Biblioteca em 1933 por Marcian Rossi, «representa um barco ao lado de um mapa que mostra uma parte da Índia, a China, o Japão, as Índias Orientais e a América do Norte», indica um relatório do bibliotecário da época.

Chamado «Map-with-ship» (Mapa com um barco), este documento «mostra um brasão debaixo do navio e um cruzamento de letras que resulta no nome Marco Polo. O estreito que separa a Sibéria do Alasca é o principal tema do mapa», afirma o autor do artigo, Thierry Secretan.

O autor relata que um exame com raios ultra-violeta, efectuado em 1943 pelo FBI, «permitiu estabelecer a presença de três aplicações de tinta no mapa, que portanto foi sendo modernizado ao longo do tempo».

«Não escrevi metade daquilo que vi»

O relatório evoca várias hipóteses, entre elas a possibilidade de «Marco Polo, que voltou para Veneza em 1295, ter relatado na Europa as primeiras informações sobre a existência da América do Norte».

«Se este mapa for mesmo de Marco Polo, isso significa que este chegou à América dois séculos antes de Colombo e que desenhou o estreito que separa a Ásia da América quatro séculos antes deste surgir nos mapas europeus», afirma Thierry Secretan.

A descoberta da América é atribuída a Cristóvão Colombo em 1492.

Marco Polo, que nunca referiu nos relatos das suas viagens ter descoberto alguma terra na zona do Alasca, disse aos seus amigos no seu leito de morte «Não escrevi metade daquilo que vi», relembra Thierry Secretan.
Continue a ler esta notícia