Lisboa acompanha Europa no vermelho com subida do petróleo - TVI

Lisboa acompanha Europa no vermelho com subida do petróleo

bolsa de valores

Depois de um início tenebroso, a praça lisboeta corrigiu algumas das perdas, mas não o suficiente para fechar em terreno positivo. O PSI 20 fechou a perder 0,11% para os 7.509,63 pontos.

Relacionados
A pressionar o mercado, estiveram dois dos pesos pesados, a PT que caiu 0,38% para os 7,97 euros e o BCP que perdeu 0,47% para os 2,11 euros. A subsidiária da PT para os media, a PT Multimédia, deslizou 1,17% para 8,42 euros.

Na base das quedas do grupo PT poderão estar as recentes notícias que dão como empresa em ascensão a Sonaecom, que os analistas já apontam como potencial concorrente do peso pesado.

Nota para a eléctrica EDP que ganhou 0,96% para os 2,10 euros, em contra-ciclo com os outros pesos pesados.

Contam-se pelos dedos os títulos que ficaram em terreno positivo, com destaque para o Banco BPI que tinha começado mal a sessão mas acabou nos 3,20 euros, a ganhar 0,31%

A liderar as perdas, esteve a ParaRede com uma queda de 6,67% para os 0,28 euros, com um volume de transacções significativo de mais de nove milhões de acções.

Cartão vermelho para os media que passaram por esta sessão sempre a perder: a dona da SIC caiu 1,11% para os 5,35 euros, a Cofina SGPS desvalorizou 0,67% para os 2,96 euros e a empresa de Pais do Amaral perdeu 0,47% para os 6,42 euros.

Também as empresas de Belmiro de Azevedo foram apanhadas pela onda negativa de hoje, com a Sonaecom a perder 0,58% para os 3,43 euros e a Sonae SGPS a derrapar 0,86% para os 1,15 euros. Esta descida poderá ser, segundo os analistas, uma correcção relativamente aos valores atingidos na semana passada, na sequência das boas notícias que indiciam um bom momento para as duas empresas.

Perante as más notícias, os analistas são unânimes: as bolsas europeias, incluindo a portuguesa, cederam à escalada do preço do petróleo que bateu hoje novos recordes históricos. A continuar esta tendência, será de esperar que as bolsas continuem a cair à medida que o petróleo se aproxima a passos largos da barreira dos 60 dólares.

A Europa encerrou também em queda, com os principais índices a partilhar o pessimismo português: o CAC fechou a perder 0,65%, o FTSE caiu 0,11%, o DAX derrapou 0,25% e o IBEX perdeu 0,24%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados