CE recusa tirar regulamento que proibe líquidos nos aviões - TVI

CE recusa tirar regulamento que proibe líquidos nos aviões

Vestígios de radioactividade nos aviões da British Airways (Foto Lusa)

A Comissão Europeia recusou esta quarta-feira, num comunicado divulgado em Bruxelas, revogar a proibição do transporte de mais de cem mililitros de líquidos na bagagem de mão dos passageiros de avião, exigida pelo Parlamento Europeu.

«Este regulamento não pode ser revogado enquanto existir a ameaça de explosivos líquidos e não tivermos desenvolvido outros meios eficazes para a controlar», lê-se na reacção do comissário europeu para os Transportes, Jacques Barrot.

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, por 464 votos a favor, 158 contra e 70 abstenções, a revogação do regulamento comunitário que proíbe o transporte de líquidos nos aviões por parte dos passageiros.

O PE manifesta-se favorável a «qualquer medida de segurança que proteja a aviação de riscos terroristas e que, sem ser desproporcionada, permita limitar ao máximo os riscos de maneira razoável».

No comunicado, o comissário diz estar consciente de que o regulamento 1546/06 causou transtornos a passageiros e aeroportos, mas sublinha que «a ameaça do terrorismo na Europa continua a ser real».

Por outro lado, sublinha que os terroristas estão sempre a procurar novos meios e novas técnicas para levar a cabo os seus planos de destruição.

O regulamento em causa «é o único de que dispomos no momento para responder a uma nova forma de ameaça», afirma Barrot, acrescentando: «uma revogação sem alternativa seria um risco que não estou disposto a fazer os passageiros correr».
Continue a ler esta notícia