Natal: Bruxelas lança lista negra de más práticas comerciais - TVI

Natal: Bruxelas lança lista negra de más práticas comerciais

Natal na Alemanha

Lista contém informação completa sobre os direitos do consumidor

Relacionados
Bruxelas lançou um portal ( Is it fair?) que congrega a lista negra de más práticas comerciais, assim como disponibiliza informação completa sobre os direitos do consumidor, revela a EFE.

Vendas agressivas ou falsas promessas de produtos que seriam gratuitos, mas que, depois têm um custo são algumas das más práticas que Bruxelas quer evitar.

Na sua página da internet, a Comissão Europeia «atira» contra as campanhas de Natal e saldos, denunciado publicidades como «Descontos de 50% em todos os produtos» ou «Parabéns. Ganhou 100 euros em compras».



Na lista negra de Bruxelas figuram também as falsas ofertas limitadas («Hoje: último dia») e supostas regras «inventadas» pelos proprietários dos estabelecimentos comerciais.

A iniciativa está ligada à directiva contra o comércio desleal adoptada em 2005 e cuja aplicação «se reveste de algumas dificuldades», reconhece a Comissão.

«O objectivo é que todos os cidadãos da União Europeia recebam a mesma protecção independentemente do sítio onde compram e os comerciantes devem ser, consequentemente, conscientes que em todos as países os clientes estão igualmente protegidos», acrescenta o comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados