Estas são as 20 melhores companhias aéreas de 2022 - TVI

Estas são as 20 melhores companhias aéreas de 2022

  • CNN
  • Francesca Street
  • 14 jul 2022, 13:19
Qatar Airways

A AirlineRatings.com acaba de distinguir as melhores companhias aéreas do mundo para 2022. Eis a lista

Tem sido um par de anos invulgar para a indústria aeronáutica. Depois de meses com paragens relacionadas com a pandemia, as viagens regressaram não com um estrondo, mas com um pouco de lamúria, uma vez que muitas companhias aéreas e aeroportos mundiais estão a lidar com cancelamentos e atrasos.

No meio desta época caótica de viagens, a AirlineRatings.com, agência de segurança aérea e de classificação de produtos sediada na Austrália, divulgou o seu levantamento anual das melhores companhias aéreas do mundo.

Pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar foi atribuído à Qatar Airways, com a AirlineRatings.com a afirmar que o compromisso desta transportadora em voar nos últimos dois anos foi o fator decisivo. A Qatar Airways também ganhou o prémio de Excelência em Longo Curso - Médio Oriente/África.

"A decisão da Qatar Airways de continuar a operar ao longo da pandemia significou que ela se tornou a maior companhia aérea internacional do mundo e registou um enorme lucro - a única grande companhia aérea a fazê-lo", disse Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com à CNN.

Ranking das opções de viagem

Além da rentabilidade, a AirlineRatings.com diz que a sua equipa de editores também avaliou a idade da frota de cada companhia aérea, as credenciais ambientais e de segurança, as avaliações de passageiros e a oferta de produtos.

A morder os calcanhares da Qatar Airways está a Air New Zealand, companhia aérea que encabeçou a lista da AirlineRatings seis vezes nos últimos anos, tendo no ano passado também alcançado ao número dois. Para 2022, a Air New Zealand foi também reconhecida pela AirlineRatings.com como a companhia aérea com as melhores opções nas classes económica e económica premium, e a melhor opção para viagens de longo curso na região do Pacífico.

O número três na lista da AirlineRatings.com é Etihad Airways. A companhia aérea baseada nos Emirados Árabes Unidos foi também galardoada com o prémio de Companhia Aérea Ambiental do Ano, devido ao que Thomas disse ser um compromisso "de referência" na redução de emissões.

A companhia aérea número quatro é a Korean Air, que também ganhou os prémios de companhia de carga do ano e de excelência no longo curso - Ásia, enquanto a Singapore Airlines, vencedora dos prémios de melhor primeira classe e de melhores lounges, completa o lote dos cinco primeiros.

A AirlineRatings.com destaca também as melhores companhias aéreas de baixas tarifas para 2022, embora estas transportadoras de baixo custo não estejam classificadas. Em vez disso, estão listadas por ordem alfabética: Allegiant Air, AirAsia, easyjet, Jetstar, Flair, Fly Dubai, Ryanair, Scoot, Southwest e VietJet Air.

Thomas afirmou à CNN que os resultados refletem o impacto continuado da covid-19 na aviação, mas o recente pico de atrasos e cancelamentos não afetou as classificações.

"A atual crise nas viagens não desempenhou um papel, pois é um acontecimento único", disse Thomas, que sugeriu também que os acontecimentos atuais "em grande parte não são da autoria das companhias aéreas".

Os peritos sugeriram que os problemas atuais estão relacionados com a falta de pessoal, questões aeroportuárias, relações laborais e meteorológicas.

Em geral, Thomas vê a classificação como uma tomada positiva da indústria das viagens nos dias de hoje. "Os resultados destacam o padrão muito elevado da oferta para os viajantes", disse.

As 20 melhores companhias aéreas do AirlineRatings.com para 2022

1. Qatar Airways
2. Air New Zealand
3. Etihad Airways
4. Korean Air
5. Singapore Airlines
6. Qantas
7. Virgin Australia
8. EVA Air
9. Turkish Airlines
10. All Nippon Airways
11. Cathay Pacific Airways
12. Virgin Atlantic
13. Japan Air Lines
14. JetBlue
15. Finnair
16. Emirates
17. Hawaiian
18. Air France/KLM
19. Alaska Airlines
20. British Airways

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE