Brisa e Mota-Engil querem concorrer a novas auto-estradas - TVI

Brisa e Mota-Engil querem concorrer a novas auto-estradas

Auto-estrada

Governo fixou concessões do Baixo Alentejo, Baixo Tejo, Auto-estradas do Centro, Litoral Oeste e Alto Alentejo como prioridade

Relacionados
A Brisa e a Mota-Engil, as duas maiores concessionárias de auto-estradas em Portugal, disseram à agência «Lusa» que pretendem concorrer às cinco novas concessões que o Governo vai lançar até ao final de Março.

O Governo anunciou, a 29 de Novembro, que vai concessionar a privados 333 quilómetros de auto-estradas, integrados em cinco novas concessões, cujo processo será integralmente conduzido pela EP-Estradas de Portugal.

Integrada nestas concessões está também a construção de 204 quilómetros de estradas, segundo informação do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Em declarações à agência «Lusa», fonte oficial da Brisa afirmou que a concessionária tem intenção de participar nos concursos que forem abertos, mas dependendo sempre das condições previstas nos cadernos de encargos.

«Portugal é o mercado natural da Brisa», disse a mesma fonte, sublinhando que, naturalmente, a empresa analisará os cadernos de encargos de cada projecto.

Fonte oficial da Mota-Engil disse à «Lusa» que a empresa participará, obviamente, nos novos concursos para concessões de auto-estradas.

«A Mota-Engil estará presente nos concursos que vão ser lançados, em consórcio, como faz sempre», explicitou.

O conselho de ministros aprovou quinta-feira uma resolução que aponta as concessões Baixo Alentejo, Baixo Tejo, Auto-estradas do Centro, Litoral Oeste e Alto Alentejo como os próximos «empreendimentos prioritários» a desenvolver pela Estradas de Portugal, em regime de parceria público-privada.

Os concursos para as concessões Baixo Alentejo e Baixo Tejo serão lançados em Dezembro, estando prevista para Outubro de 2008 a sua adjudicação.

O lançamento dos concursos para as concessões auto-estrada do Centro e Litoral Oeste está previsto para Março de 2008, enquanto o concurso para a concessão Alto Alentejo deverá ser lançado no segundo semestre do próximo ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados