Governo cria linha de crédito para sector das pescas - TVI

Governo cria linha de crédito para sector das pescas

Pesca

O Governo aprovou a criação de uma linha de crédito no valor de 30 milhões de euros, esta quinta-feira em Conselho de Ministros.

Relacionados
O financiamento das entidades do sector das pescas destina-se a «compensar o aumento dos custos de produção, agravados substancialmente pelo acréscimo do preço dos combustíveis», explica o comunicado.

O crédito é disponibilizado pelas instituições de crédito que celebrem, para o efeito, um protocolo com o Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP), sendo os montantes diferenciados de acordo com o total das vendas de cada empresa.

Empréstimos com validade máxima de 3 anos

Os empréstimos são concedidos pelo prazo máximo de 3 anos e amortizados, anualmente, com possibilidade de «carência» de capital no primeiro ano do empréstimo.

São, ainda, atribuídas bonificações de juros, para as vendas até 100 mil euros (80%), vendas de 100 mil euros até 250 mil euros (75%), vendas de 250 mil euros até 500 mil euros (75%) e vendas superiores a 500 mil euros (70%).

As percentagens fixadas são aplicadas sobre a taxa de referência para o cálculo de bonificações (TRCB), em vigor no início de cada período de contagem de juros, «salvo se a taxa de juro praticada pela instituição de crédito for menor, caso em que aquela taxa de referência passa a ser igual a esta», acrescenta a mesma fonte.
Continue a ler esta notícia

Relacionados