Braço-de-ferro entre PSD e PS - TVI

Braço-de-ferro entre PSD e PS

Guilherme Silva e Medeiros Ferreira

O acordo sobre o referendo à Constituição Europeia está longe de ser alcançado. Os últimos acontecimentos revelam um braço-de-ferro entre PSD e PS com troca de responsabilidades mútuas sobre os obstáculos ao processo.

Em causa está a necessidade ou não de uma revisão cirúrgica extraordinária à Constituição Portuguesa, o consequente âmbito da pergunta a colocar aos portugueses, bem como a data para a consulta. Qualquer alteração à Lei Fundamental «obriga» a uma maioria de dois terços em Plenário e o consenso sobre as condições para a realização do referendo pode estar comprometido.

O PSD pretende que a consulta ocorra no mês de Abril. O PS insiste no primeiro trimestre de 2005. Se possível em Fevereiro.

Os líderes parlamentares do PSD e do PS trocaram ontem cartas entre si sobre o caso. Guilherme Silva pediu ao seu homólogo um encontro no princípio da próxima semana. António José Seguro prefere que o líder parlamentar do PSD «influencie» o Governo a apresentar uma iniciativa legislativa para o referendo já no próximo Conselho de Ministros, tendo em vista uma consulta popular sobre «os assuntos europeus».
Continue a ler esta notícia