Peritos reclamam fim das novas taxas da saúde - TVI

Peritos reclamam fim das novas taxas da saúde

Cuidados de saúde

Observatório Português dos Sistemas de Saúde apresenta hoje relatório anual.

Relacionados
«Pouca sensibilidade social». É desta forma que o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) caracteriza o último ano das políticas do ministro da Saúde Correia de Campos.

O organismo, que reúne alguns dos mais prestigiados investigadores de saúde, apresenta hoje o seu relatório anual, com o título «Luzes e Sombras», diz o «Diário de Notícias».

E tece alguns elogios e várias críticas ao ministério. À cabeça está o conturbado processo do relatório sobre o financiamento da saúde e a criação das novas taxas moderadoras.

O OPSS diz que, como o Governo se comprometeu a não mudar o modelo de financiamento da saúde neste mandato, «é razoável esperar-se que a questão das taxas moderadoras para internamentos e cirurgias seja rapidamente revista», a bem da coerência.

O aumento do valor cobrado aos doentes foi, em certos exames e serviços, acima da inflação, o que é «questionável». E a criação de novas taxas para cirurgias e internamentos «permite antever a instituição de formas de co-pagamento» pelos cuidados de saúde, lembra o relatório.

A comissão nomeada para estudar novas formas de financiar a saúde apresentou várias recomendações que vão no sentido de fazer com que os portugueses paguem mais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados