Traficava droga em cabides de madeira - TVI

Traficava droga em cabides de madeira

  • Portugal Diário
  • 20 out 2006, 18:18

Australiana foi presa no aeroporto. Foi «correio» pelo menos 10 vezes

Uma australiana foi presa, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária, no aeroporto de Lisboa, por transportar mais de três mil gramas de cocaína, dissimuladas em cabides de madeira. A detenção fez parte de uma operação transnacional de combate ao tráfico.

A cidadã australiana tem 43 anos de idade e era «correio» habitual da rede descoberta. Só no corrente ano realizou cerca de uma dezena de viagens, cuja rota integrava Portugal e que tinham por único propósito o transporte de produto estupefaciente (cocaína), oriundo do continente sul-americano.

A investigação desta rede de narcotráfico foi iniciada há alguns meses o que permitiu, após a intercepção da «correio», deter o destinatário, um nigeriano de 44 anos de idade. Na altura da detenção tinha em seu poder elevada quantia em dinheiro (cerca de 7.500 euros) e diversos passaportes.

Segundo a PJ conseguiu apurar o grupo criminoso é dirigido, a partir de Itália, por um outro grupo de nigerianos que controlam as rotas e «correios», contando com os seus compatriotas dispersos por vários países europeus. Portugal constituía um ponto de passagem do produto estupefaciente que se destinava essencialmente a Espanha e à Alemanha.

A operação foi levada a cabo pela Polícia Judiciária, através da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Investigação (DCITE) em conjugação com a Alfândega (DGAIEC) e com as autoridades alemãs.
Continue a ler esta notícia