GNR deteve presumível incendiário - TVI

GNR deteve presumível incendiário

  • Portugal Diário
  • 3 ago 2007, 17:26

Homem de 46 anos confessou ter começado um fogo em Crato

Um homem de 46 anos foi detido quinta-feira pela GNR do Crato, distrito de Portalegre, por suspeitas de ter ateado um incêndio que lavrou, no mesmo dia, nas imediações da vila, foi esta sexta-feira anunciado.

Em declarações à agência Lusa, o capitão Manuel Jorge, porta-voz da Brigada nº 3 da GNR, que actua no Alentejo e Algarve, explicou que o presumível incendiário, residente no Crato, ainda vai ser hoje presente a tribunal.

A detenção do suspeito, concretizada na quinta-feira à tarde, foi divulgada na página da GNR na Internet.

«Depois de terem conhecimento de um incêndio florestal na zona do Crato, os militares [da GNR] dirigiram-se para o local e suspeitaram de um indivíduo que se encontrava nas imediações do ponto de ignição», pode ler-se.

Já no posto policial, o homem «confessou ter ateado o fogo», ficando detido até ser presente a tribunal.

«O suspeito foi colaborante e referiu os locais onde tinha ateado o incêndio», que se verificou a «cerca de 50 metros das primeiras habitações» da vila, acrescentou à Lusa o capitão Manuel Jorge.

O sinistro, que acabou por consumir 1,5 hectares de mato, chegou, inclusive, a «colocar em risco as habitações e os habitantes», devido à «proximidade».

«Mas acabou por não atingir qualquer habitação, nem pessoas», frisou o capitão.

Contactado pela Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre acrescentou que o alerta para o fogo foi dado às 16:15, tendo as operações de rescaldo terminado às 22:10.

No local, as chamas foram combatidas por 57 bombeiros, auxiliados por 13 viaturas, de cinco corporações do distrito de Portalegre.
Continue a ler esta notícia