Portugueses são os europeus mais apreensivos com situação económica - TVI

Portugueses são os europeus mais apreensivos com situação económica

[Arquivo]

Situação financeira do agregado familiar também desagrada

Relacionados
Os portugueses são os europeus mais apreensivos com a situação económica tanto na Europa, considerada positiva por apenas 11 por cento dos inquiridos, como a nível mundial (7%), revela um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Comissão Europeia.

Os primeiros resultados disponíveis do «Eurobarómetro» de Outono, realizado entre Outubro e Novembro na União Europeia, revela que a crise financeira que «estalou» em Setembro afectou bastante a percepção dos cidadãos europeus relativamente à situação económica, escreve a Lusa.

Quase seis em cada 10 europeus (58%) consideram «má» a situação económica na Europa, o que representa uma subida de 31 pontos percentuais relativamente à consulta realizada há um ano, no Outuno de 2007.

Os portugueses mostram-se particularmente preocupados, com apenas um em cada 10 inquiridos (11%) a considerar «boa» a situação económica na Europa, o valor mais baixo entre os 27 e muito aquém da média comunitária, que ainda assim atinge os 33%.

Para os cidadãos portugueses, a situação a nível mundial é ainda mais preocupante, já que apenas 7% dos inquiridos a vêem de forma positiva, também neste caso o valor mais baixo da UE e longe da média comunitária de 20%.

Mais descontentes que média dos cidadãos europeus

O panorama é semelhante a nível nacional, com somente 8% dos portugueses a considerarem «boa» a situação económica no país, mas neste caso letões (7%) e húngaros (5%) são ainda mais negativos, sendo a média comunitária de 29%.

Os portugueses são também dos mais descontentes com a situação financeira do agregado familiar, que agrada apenas a 30% dos inquiridos, e a sua situação profissional, encarada como boa por apenas 36%, valores que em ambos os casos apenas são «superados» pelos húngaros (25% de respostas positivas às duas questões).

Tanto num caso como noutro, os portugueses estão muito mais descontentes que a média dos cidadãos europeus, já que 64% dizem-se satisfeitos com a situação financeira do seu agregado familiar e 56% estão agradados com a sua situação profissional.

O inquérito em Portugal foi realizado pela TNS Euroteste, junto de 1.000 pessoas, entre 11 de Outubro e 3 de Novembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados