Portugueses demoram 8 horas no planeamento das viagens - TVI

Portugueses demoram 8 horas no planeamento das viagens

Egipto

As épocas preferidas são o Verão, os fins-de-semana e pontes

Relacionados
Na hora de fazer planos de viagem, os portugueses demoram em média 8 horas na sua organização. Esta é a conclusão de um estudo que analisa o nosso comportamento enquanto utilizadores de serviços hoteleiros, realizado pela Synovate para a cadeia NH Hoteles.

No momento de organizar a viagem, gostamos de partilhar as decisões e os detalhes da mesma, preparando conjuntamente a viagem com outras pessoas. Apenas 26% dos inquiridos organiza e decide tudo individualmente.

No entanto, são gastas mais horas quando se planeia uma viagem de lazer, cerca de 10 horas, do que quando se organiza uma viagem de negócios, em que apenas são utilizadas 5 horas. Cerca de 53% do planeamento da viagem é realizado a partir de casa e 33% desde o trabalho. No entanto, quem organiza viagens de lazer leva mais tempo a organizar desde casa, enquanto quem viaja em negócios, o local de trabalho é o local mais privilegiado para a procura de informação.

Internet é o meio mais utilizado para realizar as reservas dos hotéis

Os portugueses privilegiam a época do Verão para viajar, dando também importância ao fim-de-semana e às pontes.

O estudo revela também que os portugueses realizam em média três viagens de lazer por ano. Um número que aumenta quando se trata de viagens de negócios efectuadas, sendo em média realizadas sete deslocações em trabalho por ano. No que refere à época eleita pelos portugueses para viajar, no topo da lista está o Verão com 96% das respostas a confirmar que os portugueses viajam durante esta estação do ano. A segunda época com mais procura para viajar são os fins-de-semana, seguidos das pontes.

Para ajudar na organização e recolher informação sobre destinos, a internet surge como o principal canal de informação para os portugueses, uma vez que 90% dos inquiridos privilegia este meio. Menos utilizado que a internet mas igualmente importante como instrumento de recolha de informação, estão também as agências de viagens, com 58% de respostas, e os amigos com 45%. Em termos de temática da informação, a mais procurada recai sobre os locais de lazer e os pontos turísticos. Outras informações procuradas são restaurantes e bares, assim como programas culturais a realizar no destino.

No momento de realizar a reserva do hotel, a internet volta a ser a primeira opção dos portugueses. Cerca de 62% dos inquiridos reserva o hotel recorrendo às novas tecnologias, embora o telefone e as agências de viagens continuem ainda a ter grande utilização com 48% e 40% respectivamente.

A localização do hotel é o factor mais importante para o turista português quando escolhe um hotel e quando realiza uma reserva. O facto de devolverem o dinheiro se a reserva for anulada é também um factor decisivo nesta escolha, dando também importância ao facto da casa de banho ter duche ou banheira e o horário do check-in e check-out.
Continue a ler esta notícia

Relacionados