Vieira da Silva: «Fundo da Segurança Social está a ser bem gerido» - TVI

Vieira da Silva: «Fundo da Segurança Social está a ser bem gerido»

Vieira da Silva

Vão ainda ser transferidos, este ano, 120 milhões de euros

Relacionados
A gestão do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) está a ser bem gerida, apesar da actual conjuntura financeira, que afecta também os mercados de capitais.

«(A gestão do fundo) está a ser feita de forma prudente, cautelosa e profissional», referiu esta quarta-feira o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, durante uma Comissão de Orçamento, no Parlamento.

Segundo o ministro, o fundo teve transferências de seis mil milhões de euros e tem, neste momento, mais de oito mil milhões de euros. O resto é resultado da boa gestão do fundo e das aplicações», acrescentou.

Apesar de, entre Janeiro e Setembro, o fundo ter registado perdas de 3%, as verbas transferidas para esta aplicação já valorizaram mais de 2 mil milhões de euros.

Vieira da Silva sublinhou ainda que o fundo está «seguro», apesar da crise que atinge os mercados de capitais: «o fundo é uma aplicação do governo a longo prazo e serve como uma almofada de segurança para reforçar a confiança no futuro do sistema».

Por isso, refere, que não há razões para alarme. «Este fundo não é o responsável pelo pagamento das pensões dos portugueses. Essas (pensões) estão seguras», reforçou.

Este ano vão ainda ser transferidos 120 milhões de euros para o fundo. No próximo ano, o Orçamento de Estado prevê uma transferência de 783,6 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados