Previsão de consumo de petróleo sobe pela 1ª vez em 10 meses - TVI

Previsão de consumo de petróleo sobe pela 1ª vez em 10 meses

Plataforma petrolifera

Economia dá sinais de melhora

A Agência Internacional de Energia (AIE) elevou a sua previsão de consumo de petróleo pela primeira vez em dez meses, graças aos sinais de recuperação da economia.

A entidade prevê agora que o consumo de crude atinja os 83,3 milhões de barris por dia (bpd) este ano, mais 120 mil barris diários do que se esperava antes.

Apesar desta revisão em alta, o consumo global de ouro negro vai cair este ano 2,9% face a 2008, a maior queda desde 1981.

«Estas revisões não implicam necessariamente o início de uma recuperação económica mundial e podem apenas sinalizar a saída da recessão», refere a AIE, para quem a recuperação é «modesta».

Depois do pico atingido em meados do ano passado, a rondar os 150 dólares, as cotações do crude registaram fortes quedas até um mínimo de 30 dólares no final de 2008. Desde então, os preços já subiram cerca de 60% até ultrapassarem esta quinta-feira os 72 dólares em Nova Iorque e os 71 dólares em Londres.

A subida é impulsionada pelos sinais de que a recessão está mais moderada e de que a economia possa deixar de cair para passar a recuperar daqui a alguns meses, sinais esses que vêm sobretudo dos EUA e da China.
Continue a ler esta notícia