Pai e filho detidos por  vender droga - TVI

Pai e filho detidos por vender droga

  • Portugal Diário
  • 19 set 2007, 15:45

Vila Real: são suspeitos do tráfico e cultivo de cannabis

A GNR de Vila Real anunciou hoje a detenção de dois homens - pai e filho - suspeitos de cultivo e tráfico de cannabis em Vila Pouca de Aguiar, tendo sido apreendidos cerca de 30 quilos, noticia a Lusa.

O comandante da GNR de Vila Real, tenente-coronel Norberto Fernandes, disse à Agência Lusa que a operação desencadeada na tarde de terça-feira realizou-se na sequência de uma investigação que decorre há cerca de quatro meses.

Já na semana passada a GNR deteve sete pessoas e apreendeu mais de 50 quilos de «cannabis» nos concelhos de Chaves, Montalegre, Régua e Vila Pouca de Aguiar.

Segundo o responsável, a operação foi desencadeada pelo Núcleo de Investigação Criminal da Droga da GNR em Sabroso de Aguiar e resultou na detenção de pai e filho, de 25 e 47 anos.

Após busca domiciliária, foram apreendidas 52 plantas de cannabis com 20 quilos de peso bruto, uma caixa de semente de cannabis com 290 gramas, uma caixa com plantas de cannabis secas com oito quilos, 26 sacos pequenos com 245 gramas.

Foram ainda apreendidas uma balança de precisão, uma pistola de defesa calibre 6,35 mm e quase cinquenta munições.

No decorrer da mesma operação, uma Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR apreendeu ainda nove aves de espécies protegidas, designadamente uma pega rabuda, dois pintassilgos, duas rolas comuns e dois melros pretos. Estiveram envolvidos na operação um total de 10 militares da GNR com quatro viaturas.

Planta adapta-se bem à região

A GNR deteve, desde o início do ano no distrito de Vila Real, 12 indivíduos suspeitos de cultivo e tráfico de cannabis e apreendeu mais de uma centena de quilos deste estupefaciente, revelou hoje à Lusa fonte da corporação.

O comandante da GNR de Vila Real, tenente-coronel Norberto Fernandes, afirmou que o Núcleo de Investigação Criminal da Droga (NICD) da GNR pôs fim, desde Janeiro, a 10 plantações de cannabis nos concelhos de Montalegre, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Régua e Alijó.

Ao todo foram detidos 12 suspeitos de cultivo e tráfico desta planta alucinogénea, com idades compreendidas entre os 20 e os 74 anos, aos quais foram aplicadas as medidas de coação de termo de identidade e residência e apresentações periódicas nos postos da GNR. Norberto Fernandes referiu ainda que a corporação apreendeu já mais de uma centena de quilos de cannabis.

Entre os dias 05 e 06 de Setembro, a GNR deteve sete indivíduos, seis homens e uma mulher, com idades entre os 20 e os 53 anos de idade, em operações desencadeadas nos concelhos de Chaves, Montalegre, Régua e Vila Pouca de Aguiar.

O comandante referiu que a proliferação do cultivo desta planta se poderá dever ao facto dela «se adaptar bem à região e de este ano ter oferecido boas condições climatéricas para o seu cultivo».
Continue a ler esta notícia