Comprar imóvel na «Casa Pronta» pode custar menos 60% - TVI

Comprar imóvel na «Casa Pronta» pode custar menos 60%

Casa

Solução ainda não abrange o país inteiro

Relacionados
A «Casa Pronta» é a solução mais vantajosa na relação preço/ comodidade. As conclusões são de um estudo levado a cabo pela Deco, a que a Agência Financeira teve acesso.

A Deco efectuou várias simulações e concluiu que «o Casa Pronta é mais barato ao eliminar formalidades, como resgistos provisórios».

Desta forma, pode ser tudo tratado num só balcão. No entanto, esta solução ainda não está disponível em todo o país.

Em média, a escolha do serviço «Casa Pronta», uma das unidades do programa Simplex, permite tratar dos documentos e burocracias associadas à compra de uma casa por cerca de 60% a 70% menos do que pelas vias tradicionais.

As simulações que a Deco vão estar disponíveis na próxima edição da revista «Dinheiro & Direitos» e mostram, ainda, que quem está fora dos concelhos onde existe «Casa Pronta» dispõe de uma Conta Poupança-Habitação (CPH) e tem vantagem em recorrer a um notário público. Tudo porque aquela aplicação financeira concede um desconto de 50% no preço da escritura (o que não sucede nos cartórios privados) e de 50% no registo provisório.

Quem não tem CPH escolhe com base no preço do imóvel

Quem não tem CPH, a escolha entre público e privado deve ser feita com base no preço do imóvel. Porque enquanto os notários públicos cobram sempre o mesmo preço por uma escritura, 175 euros, nos privados este está ligado ao valor do imóvel, atingindo os 177,94 euros, a partir do escalão de 125 mil a 200 mil euros.

Refira-se que a solução «Casa Pronta» está disponível em Águeda, Almeirim, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Condeixa, Espinho, Guarda, Lamego, Leiria, Mirandela, Ovar, Trofa e Vila Nova de Cerveira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados