Stress elevado destrói neurónios - TVI

Stress elevado destrói neurónios

• Portugal Diário
  • 15 mar 2007, 11:04

Descoberta pode ajudar a combater as causas da depressão

Uma única situação de stress elevado pode ser suficiente para destruir novas células nervosas no cérebro, revela uma pesquisa da Universidade Franklin Rosalind, nos Estados Unidos.

De acordo com a «BBC», os investigadores acreditam que a perda de células pode ser uma das causas da depressão.

O estudo, publicado na revista Journal of Neuroscience, usou na experiência, grupos de ratos jovens e de mais velhos e agressivos.

Cada rato jovem foi colocado numa gaiola, durante 20 minutos, juntamente com dois ratos mais velhos.

Os ratos mais velhos intimidavam e, em alguns casos, atacavam os mais novos com mordidelas. Enquanto isso, as vitímas chegavam a apresentar níveis de stress seis vezes mais elevados do que o normal.

Os cientistas descobriram que o stress afecta as células do hipocampo, a área do cérebro responsável pela aprendizagem, memória e emoção. Esta área cerebral continua a produzir células nervosas durante a vida, tanto nos ratos como nos seres humanos.

Tal como previam, o stress não impediu a produção de novas células, mas estas tiveram mais dificuldade em sobreviver. Os investigadores registaram uma redução no número de neurónios novos capazes de processar sentimentos e emoções.

Uma semana após o teste, apenas um terço das novas células produzidas havia sobrevivido. Por outro lado, a sobrevivência dos neurónios a longo prazo também ficou comprometida.

A pesquisa conclui que a perda de células nervosas pode ser causa de depressões.

Tratamentos para impedir problemas de depressão

O trabalho poderá ajudar no desenvolvimento de tratamentos para impedir que situações muito stressantes causem problemas de depressão.

Os cientistas explicam que os neurónios resistem pelo menos 24 horas após o episódio de stress elevado. O tratamento pode, assim, ser administrado nesse intervalo para impedir a perda de células.

O passo seguinte do estudo visa compreender por que razão o stress mata as células.