Esmoriz: junta denuncia «mortandade de peixes» - TVI

Esmoriz: junta denuncia «mortandade de peixes»

  • Portugal Diário
  • 1 out 2007, 19:42

Caso deveu-se, alegadamente, devido a uma descarga industrial

Uma grande quantidade de peixes apareceu sem vida hoje, na Barrinha de Esmoriz, alegadamente devido a uma descarga industrial, noticia a Lusa.

Segundo disse à agência noticiosa o presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, Alcides Alves, «por volta das 15:30 começaram a ver-se milhares de peixes aos saltos, em luta para sobreviver, por falta de oxigénio, e acabaram por morrer».

«É uma mortandade enorme», disse à Lusa o autarca, explicando que o acidente se terá ficado a dever a uma descarga industrial para a Vala de Maceda, que vai dar à Barrinha de Esmoriz.

A Junta de Freguesia de Esmoriz contactou a GNR, que se deslocou ao local e tentou igualmente contactar o Ministério do Ambiente, não o conseguindo.

Segundo Alcides Alves, o peixe, sobretudo taínhas e carpas, ficou a boiar em grandes quantidades, sendo agora necessário proceder à sua remoção, tanto mais que a Barrinha de Esmoriz se encontra fechada na ligação ao mar, com a água estagnada.

Sem indicar concretamente nenhuma empresa como responsável pela eventual descarga, o presidente da Junta de Esmoriz afirma-se convicto de que, quem a fez, «deve ser useiro e vezeiro» em enviar para a Vala de Maceda o efluente industrial e estaria a «contar que chovesse para passar despercebido».
Continue a ler esta notícia