Ikea despede 5 mil trabalhadores mas Portugal não é afectado - TVI

Ikea despede 5 mil trabalhadores mas Portugal não é afectado

  • Sónia Peres Pinto
  • 24 jun 2009, 08:23
IKEA Alfragide

Grupo prevê investir 1,07 mil milhões de euros em 14 novas lojas ainda este ano

Relacionados
(Notícia actualizada às 9h30)

O grupo Ikea prepara-se para despedir cerca de 5 mil trabalhadores em todo o mundo, devido à crise económica, mas Portugal não vai ser afectado por esta reestruturação, garantiu à Agência Financeira fonte oficial da empresa no mercado nacional. A mesma garantiu que o plano de investimento no território português é para manter.

O programa de expansão prevê a abertura de mais cinco unidades, dois centros comerciais e três fábricas, o que representa um investimento de 660 milhões de euros e a criação de 4.500 empregos directos.

Estes 5 mil despedimentos ocorrem num ano em que o gigante sueco prevê atingir um lucro recorde no valor de 21,5 mil milhões de euros, avança o director-geral da empresa, Andres Dahlvig, em entrevista a um jornal sueco.

O responsável adiantou que é preciso «adaptar os nossos custos e a nossa capacidade à procura que é mais fraca do que o previsto», tendo lembrado o caso do mercado chinês «em forte expansão anteriormente e onde não há praticamente qualquer crescimento», avança a «Lusa».

O director-geral afirmou, no entanto, que o grupo sueco prevê atingir um lucro recorde na ordem dos 21,5 mil milhões de euros contra os 21,2 mil milhões de lucro em 2008.

Apesar destas alterações, o grupo conta a progressão de vendas e que estão na base da abertura de novas lojas. O gigante sueco vai investir 1,07 mil milhões de euros na inauguração de mais 14 lojas ainda este ano.

Com estas aberturas, a IKEA prevê manter o número dos seus empregados em cerca de 130 mil pessoas, o mesmo que antes do despedimento de cinco mil pessoas que se prevê para 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados