Portugueses com melhor saúde financeira pedem crédito - TVI

Portugueses com melhor saúde financeira pedem crédito

Dinheiro

Apenas 6% dos consumidores se sentem seguros com as contas

Relacionados
Os portugueses que se assumem mais financeiramente seguros são os que «preferem comprar coisas a crédito do que esperar e poupar».

Este aparente paradoxo é uma das conclusões da análise que a empresa de seguros financeiros, a Genworth Financial, realizou, ao publicar o primeiro índice de medição da vulnerabilidade do consumidor.

Além disso, dos inquiridos, apenas 6% se sente financeiramente seguro, enquanto 81% admite que a sua situação financeira tende a manter-se ou piorar.

Como resultado desta análise, num estudo que contemplou dez países europeus, Portugal apresentou o segundo maior índice de vulnerabilidade financeira, conceito que se entende por «incapacidade de cumprir os compromissos financeiros numa base contínua». À frente esteve apenas a Itália e, logo atrás de Portugal, está a Alemanha.

«O sobreendividamento é um sério problema, que afecta, sobretudo, a população com idades compreendidas entre 30 e 49 anos», refere a Genworth Financial sobre o País, que se destacou como o território em que o desemprego mais afectou o rendimento do agregado familiar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados