70% dos portugueses com dificuldades para pagar contas no fim do mês - TVI

70% dos portugueses com dificuldades para pagar contas no fim do mês

Crise atinge fortemente a classe média

Classe média urbana que trabalha no sector dos serviços também se inclui nesta estatística

Relacionados
O Eurobarómetro da Comissão Europeia mostra que continuamos «a ser dos cidadãos europeus mais pessimistas quanto à evolução futura da economia do seu país». Os dados são relativos ao período de 25 de Março a 4 de Maio, altura em que a actual crise ainda não tinha tomado as actuais proporções.

Mas, que os portugueses são dos mais pessimistas da União Europeia já não é novidade. O pior é que dados recentes de Bruxelas mostram que 71% dos portugueses tem dificuldades em pagar as contas no fim do mês.

Este é o segundo valor mais alto entre os 27 Estados-membros da União, ultrapassado apenas pela Bulgária, e está muito acima da média da União, que anda pelos 47%.

Mas a realidade portuguesa não é «preocupante» apenas devido ao número de famílias em dificuldades. A isso acresce o facto de, segundo a Comissão, nestes 71% não se incluírem apenas os sectores habitualmente mais vulneráveis da população, mas também a «classe média dos trabalhadores urbanos do sector dos serviços».

Ainda assim, são os menos instruídos, os mais velhos, os desempregados e os trabalhadores menos qualificados ou de trabalhos manuais que lideram.

De resto, a maioria dos portugueses acredita que perdeu poder de compra nos últimos anos e mais de 40% crê que a sua situação financeira pessoal, irá piorar no próximo ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados