Contribuintes da lista dos devedores já pagaram 417 milhões - TVI

Contribuintes da lista dos devedores já pagaram 417 milhões

Devedores

Fisco diz que publicação da lista com dívidas serve de «pedagogia do cumprimento voluntário das obrigações fiscais»

Relacionados
As dívidas pagas pelos contribuintes cujo nome foi incluído na lista dos devedores desde o início do procedimento de publicitação da referida lista, em Julho de 2006, já superou os 417 milhões de euros, informou esta quarta-feira o Ministério das Finanças.

Só no período de Janeiro a Maio do corrente ano foram pagos 117 milhões de euros em dívida.

As Finanças consideram que esta «performance» comprova que a publicitação da lista dos devedores no portal da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) tem sido um «importante instrumento de indução ao pagamento das dívidas e de pedagogia do cumprimento voluntário das obrigações fiscais».

Quase 1.700 novos devedores

A lista dos devedores acaba de ser actualizada, tendo sido adicionados 1.691 nomes, aumentando o número de contribuintes com dívidas incluído na lista para mais de 10.500.

«Trata-se, em todos os casos, de contribuintes que possuem dívidas fiscais ao Estado cujos processos foram instaurados antes de 30 de Junho de 2007 e cuja situação de incumprimento do dever de pagamento persiste, apesar das várias solicitações da Administração Fiscal para que os devedores regularizem a situação e das várias medidas já adoptadas, no âmbito dos respectivos processos», esclarece o Fisco.

Desde Junho de 2006 foram emitidas 63 mil notificações aos devedores, com o projecto de decisão de publicitação, convidando-os a exercerem o direito de audição prévia, nos termos legais. O montante de pagamentos efectuados pelos devedores por mero efeito destas notificações ultrapassou os 243 milhões de euros.

Na lista dos devedores, o número de pessoas colectivas incluídas (3.803) é aproximadamente metade do número das pessoas singulares (6.678), sendo que neste último grupo se integra uma parcela relevante de administradores e gerentes de sociedades, responsabilizados pelo pagamento de impostos devidos por essas sociedades, dada a respectiva ausência de património. Actualmente estão divulgados os nomes de 1.542 desses administradores e gerentes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados