Casa Pia: Raquel Cruz condenada - TVI

Casa Pia: Raquel Cruz condenada

  • Portugal Diário
  • 16 abr 2007, 12:01

Crónicas da mulher de Carlos Cruz no 24Horas constituem difamação

O Tribunal de Alenquer condenou esta segunda-feira Raquel Cruz, mulher de Carlos Cruz, a pagar uma multa de 3.000 euros e uma indemnização de 5.000 pelo crime de difamação agravada do antigo inspector da Polícia Judiciária Dias André, noticia a Lusa.

O inspector Dias André foi um dos agentes que investigou o caso de pedofilia da Casa Pia. Raquel Cruz vai recorrer da sentença.

O tribunal considerou que nas crónicas assinadas por Raquel Cruz no jornal 24Horas, nos dias 12 de Maio e 15 de Outubro de 2003, após a detenção e prisão preventiva do marido, a arguida, que utilizou nomes em inglês como «Inspector Days», cometeu o crime ao «agir de forma deliberada ofendendo a honra e consideração» do queixoso.

Para o tribunal ficou provado que a arguida se referia nos textos «ao inspector [Dias André] e à Polícia Judiciária».

O tribunal absolveu o jornal 24Horas, com o juiz que leu a sentença a referir que, no seu depoimento, o director da publicação, Pedro Tadeu, disse que «os escritos não eram censurados» e alegou que não tinha «conhecimento do teor das crónicas».

O advogado de defesa da arguida, Ricardo Sá Fernandes vai recorrer da sentença, argumentando que «foi ditada apenas pelas regras da experiência comum, não se fundamenta em mais prova nenhuma».

Raquel Cruz, acompanhada por Carlos Cruz, não quis prestar declarações.

Para o tribunal, nas crónicas intituladas «Diário de Raquel» os leitores «ficavam convencidos ou pelo menos com a suspeita que o inspector tinha cometido os factos» que constavam de um assalto a um supermercado.

Para Dias André «foi feita justiça» relativa à difamação embora o seu advogado de defesa António Colaço tenha adiantado que «vai recorrer da parte em que é ilibado o jornal».
Continue a ler esta notícia