Dívida: Irlanda promete voltar aos mercados assim que possível - TVI

Dívida: Irlanda promete voltar aos mercados assim que possível

Euro

País conseguiu ir buscar ao mercado 20 mil milhões de euros em 2010

Relacionados
A Irlanda vai voltar aos mercados internacionais de dívida mal as condições o permitam, disse esta sexta-feira o presidente executivo da agência de gestão de dívida do país.

Em 2010, o país conseguiu ir buscar ao mercado 20 mil milhões de euros, num ano «com muitos desafios», disse John Corrigan, o líder da Agência Nacional de Gestão do Tesouro (NTMA, na sigla em inglês) da Irlanda, num relatório de balanço do ano, que o organismo divulgou esta sexta-feira, cita a Lusa.

No relatório, Corrigan afirma que o programa de auxílio da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Irlanda não impede que o país vá sozinho tentar buscar financiamento ao mercado.

«A agência vai voltar a emitir dívida assim que as condições dos mercados o permitam», garantiu.

No mês passado, o parlamento irlandês votou a favor do programa de resgate da UE e do FMI, no valor de 67 mil milhões de euros.

A NTMA afirma que conseguiu cumprir o plano de financiamento para 2010 em Setembro, antes que «as preocupações dos investidores com o sector bancário, com a situação fiscal e com as questões mais gerais da estabilidade da zona euro» levassem os juros da dívida irlandesa a subir tanto que acabaram por obrigar o país a pedir auxílio a Bruxelas e ao FMI.

John Corrigan disse ainda que a resolução dos problemas no sector bancário é fundamental para resolver as dificuldades de financiamento da Irlanda no mercado de dívida.

«Como ficou acordado no programa da UE e do FMI, isto vai envolver uma maior recapitalização dos bancos irlandeses e a implementação de medidas que reduzam de forma estável o endividamento do sistema bancário», frisou.

O custo médio da dívida irlandesa de longo prazo, em 2010, fixou-se em 4,7% no ano passado, contra 4,6%, em 2009, de acordo com o relatório da NTMA.

A dívida governamental da Irlanda era de 93,4 mil milhões de euros, no final de 2010.
Continue a ler esta notícia

Relacionados