Espanha confirma aumento de 6,8% nos preços - TVI

Espanha confirma aumento de 6,8% nos preços

Zapatero - EPA/Javier Cebollada

Trichet já manifestou preocupação com possibilidade de inflação estar a aumentar. Subida dos juros poderá ser antecipada

Os preços na produção em Espanha subiram 6,8%, em Janeiro, face ao mesmo mês do ano anterior, a maior subida desde Setembro de 2008, indicam dados oficiais divulgados esta sexta-feira.

A subida dos preços na produção em Espanha revela que a inflação está a acelerar constituindo mais um sinal de que o Banco Central Europeu (BCE) poderá vir a aumentar as taxas de juro, endurecendo a sua política monetária, refere a agência financeira Bloomberg.

Os preços das mercadorias à saída das fábricas, minas e refinarias em Espanha subiram 5,3%, em Dezembro de 2010, quando comparados com igual mês do ano anterior.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, já manifestou a sua preocupação com a possibilidade de a inflação estar a aumentar, podendo tornar-se num problema para os países da União Europeia, numa altura em que o preço do petróleo atingiu máximos devido à situação na Líbia, o maior produtor de petróleo da África.

O Conselho de Governadores do BCE vai reunir-se no dia 3 de Março, em Frankfurt, na Alemanha.
Continue a ler esta notícia