FMI desbloqueia 5ª tranche da ajuda à Grécia - TVI

FMI desbloqueia 5ª tranche da ajuda à Grécia

Grécia

3,2 mil milhões de euros à disposição de Atenas

Relacionados
O Fundo Monetário Internacional (FMI) desbloqueou a quinta tranche do seu empréstimo à Grécia, no valor de 3,2 mil milhões de euros, anunciou a instituição esta sexta-feira.

O FMI afirma, em comunicado, que o seu conselho de administração submeteu a votação a decisão de colocar a quantia à disposição da Grécia, no âmbito de um empréstimo acordado em maio de 2010 que ascende aos 30 mil milhões de euros.

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde, citada no comunicado, afirmou que a Grécia não sairá da crise em que está mergulhada a menos que os credores privados participem no seu resgate.

«A viabilidade da Grécia depende essencialmente da execução vigorosa e dentro dos prazos do programa de ajustamento, sem derrapagens, da continuação do apoio dos parceiros europeus e da implicação do sector privado», explicou a responsável, encorajando o governo grego a continuar firme.

«O programa dá resultados importantes: o défice orçamental está em vias de baixar, a economia reequilibra-se e a competitividade está a melhorar. No entanto, com muitas reformas estruturais em execução, persistem desafios consideráveis à política económica», defendeu Lagarde, referindo-se ao «peso elevado dos impostos sobre o trabalho» e ao «sistema judiciário ineficaz».

Em maio de 2010, Atenas acordou um pacote de resgate de 110 mil milhões de euros com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, a ser distribuído em três anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados