S&P: corte de rating de Portugal «está iminente» - TVI

S&P: corte de rating de Portugal «está iminente»

Agência de notação financeira S&P esteve em Portugal nas últimas semanas e avaliou a actual situação económica do país

A agência de notação financeira Standard&Poor`s ameaça cortar outra vez o rating da república portuguesa e a nota poderá mesmo ser conhecida nas próximas horas.

De acordo com o jornal «Diário Económico», a agência de notação financeira esteve em Portugal nas últimas semanas para avaliar a actual situação económica e medir os riscos de financiamento do país.

Posto isto, a retracção económica e a elevada dependência do BCE poderão justificar uma nova descida do rating e isto significa que os empréstimos que Portugal vai contrair lá fora vão ficar mais caros.

Mas as más notícias não ficam por aqui: nem a banca nacional escapou à lupa da agência Standard&Poor`s.

O mau desempenho da economia e a crescente dependência de instituições financeiras do BCE poderão ditar um novo corte do rating que é actualmente de «A-».

E as estatísticas em nada estão a ajudar. Os dados provisórios divulgados na semana passada pelo Eurostat revelam que Portugal e a Grécia foram os únicos países da Zona Euro a fechar 2010 em terreno negativo.

Ainda assim, o Governo mantém a perspectiva de crescimento para este ano nos 0,2 por cento. No entanto, caso se confirme o corte no rating da república será mais caro para Portugal contrair novos empréstimos nos mercados internacionais. A última revisão foi feita a 30 de Novembro.
Continue a ler esta notícia