Trichet: «BCE não pode substituir irresponsabilidade dos governos» - TVI

Trichet: «BCE não pode substituir irresponsabilidade dos governos»

Jean-Claude Trichet [Miguel A. Lopes/Lusa]

Presidente da autoridade monetária pediu esforços «mais ambiciosos» na reforma das regras orçamentais

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse esta sexta-feira que a instituição não pode ser um substituto para a irresponsabilidade dos Governos e pediu esforços «mais ambiciosos» na reforma das regras orçamentais.

«A responsabilidade política monetária não pode substituir a irresponsabilidade dos Governos», disse Jean-Claude Trichet aos deputados alemães em Wildbad Kreuth, de acordo com a agência de informação financeira «Bloomberg».

«A Europa não pode-se dar ao luxo de descansar a meio caminho, temos de ser mais ambiciosos. As propostas que temos visto em Bruxelas não vão longe o suficiente, na opinião do BCE», acrescentou citado pela Lusa.

Os líderes europeus estão actualmente a procurar novas formas de reforçar as regras de défice orçamental e conter a crise da dívida soberana europeia para restaurar a confiança dos investidores.

Os ministros das Finanças concordaram a 19 de Outubro em reforçar as sanções por violação das regras orçamentais, mas não seguiram as exigências do BCE de sanções automáticas para países incumpridores.

«Nós devemos ser inflexíveis na aplicação de sanções se as regras forem violadas», disse Trichet, que considera que ao ser limitado «o poder de discricionariedade, será fortalecido o poder» do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados