Credores privados reunidos para analisar nova ajuda à Grécia - TVI

Credores privados reunidos para analisar nova ajuda à Grécia

Ministro das Finanças grego Evangelos Venizelos

Reunião vem na sequência da realizada na quarta-feira, onde credores não chegaram a grandes avanços

Relacionados
Uma nova reunião entre os credores privados e responsáveis europeus iniciou-se hoje em Roma para discutir a participação dos privados no novo plano de ajuda financeira à Grécia.

O objectivo do encontro, que decorre no Ministério das Finanças, é o de «trocar opiniões sobre a participação dos credores privados», disse à agência France Press uma fonte no departamento do Tesouro italiano.

Na reunião, organizado em colaboração com o Instituto Financeiro Internacional (IIF), o sector da banca «é presidido por Vittorio Grilli, presidente do Comité Económico e Financeiro e director-geral do Tesouro italiano, que já se tinha reunido com os credores privados a 27 de Junho passado, em Roma», avançou a mesma fonte citada pela Lusa.

Esta reunião vem na sequência da realizada na quarta-feira, em Paris, onde os credores privados da Grécia não chegaram a grandes avanços.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, reconheceu naquele a falta de progressos sobre «um contributo quantificável e significativo» por parte do sector privado.

Na ocasião, o responsável alemão apresentou a ideia de se avançar com uma reestruturação da dívida grega, que contemplaria o alargamento do prazo de vencimento das maturidades da dívida.

Trata-se de uma posição «mais radical» do que a apresentada há dez dias pelos credores privados franceses.

Estes defendiam o reinvestimento automático de parte da dívida, em obrigações soberanos, detidas pelos credores privados.

Ao desbloquear a quinta e última parcela da ajuda financeira à Grécia, no montante de 12 mil milhões de euros, as autoridades europeias e os credores privados têm até ao mês de Setembro para chegar a uma solução técnica.
Continue a ler esta notícia

Relacionados