Grécia: plano de austeridade até ao fim do mês - TVI

Grécia: plano de austeridade até ao fim do mês

Olli Rehn, comissário europeu para os Assuntos Económicos

Programa de privatizações terá de ser adoptado também antes do final de Junho, afirma Olli Rehn

A Grécia deve adoptar o seu plano de austeridade e o seu programa de privatizações antes do fim do mês para obter a ajuda europeia, reafirmou esta quinta-feira o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.

«A Grécia será certamente tema de discussão hoje» no Conselho Europeu que reúne chefes de Estado e governante, declarou, à chegada a uma reunião do partido dos liberais europeus.

«Espero que o Conselho Europeu reitere a mensagem do Eurogrupo e da Comissão Europeia, sublinhando a importância de adoptar uma estratégia orçamental de médio prazo e o programa de privatização antes do fim de Junho».

Segundo o comissário, «a prioridade é que a Grécia se ajude a si própria, a fim de que os outros países europeus possam vir em seu auxílio».

Olli Rehn apelou ainda a um «consenso transpartidário na Grécia», numa altura em que a oposição de direita recusa apoiar o plano de austeridade do governo socialista.

O comissário europeu confirmou também que os governos europeus estão a trabalhar numa solução que implique, voluntariamente, os credores privados da Grécia (bancos e fundos de investimento) na compra de obrigações gregas quando estas atingirem a maturidade.
Continue a ler esta notícia