BCE quer avanços antes de refinanciar bancos da Grécia - TVI

BCE quer avanços antes de refinanciar bancos da Grécia

Condições impostas pelo banco central dizem respeito às reformas prometidas por Atenas em troca de financiamento concedido pelos parceiros europeus

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, afirmou esta quinta-feira que o BCE está pronto para restabelecer o regime que permite o refinanciamento dos bancos gregos junto da instituição, mas sob condições.

«O BCE é o primeiro a querer recomeçar a financiar a economia grega», disse Draghi, «desde que as condições sejam respeitadas», o que não acontece nesta altura, considerou.


As condições dizem respeito às reformas prometidas por Atenas em troca do financiamento concedido pelos parceiros europeus.

No início de fevereiro, o BCE suspendeu o regime de exceção que permitia o acesso dos bancos gregos às suas operações regulares de refinanciamento, ao deixar de aceitar como garantia títulos de dívida da Grécia.

O BCE decidiu, no entanto, manter o acesso dos bancos gregos ao mecanismo de empréstimos de emergência, que tem sido uma tábua de salvação para o setor bancário da Grécia e hoje elevou o seu limite máximo para 68,8 mil milhões de euros, um aumento de 500 milhões de euros.

Draghi, que falava na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Governadores do BCE realizada em Nicósia, afirmou que os bancos gregos são solventes e estão bem capitalizados.

«A última coisa que se pode dizer é que o BCE não apoia a Grécia», disse Draghi, insistindo que a instituição «é governada com regras» e que, essas, não podem ser ultrapassadas para favorecer um país.


Neste momento, a Grécia não será abrangida pelo programa de compra de dívida pública que o BCE vai iniciar na próxima semana, disse Draghi.

O presidente do BCE explicou que isso poderá acontecer quando a Grécia reembolsar o banco pelas obrigações gregas que detém e que vencem em julho, ficando a dívida soberana detida pela instituição abaixo do limite de 33%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados