Comércio: UE acredita em acordo com Mercosul até 2011 - TVI

Comércio: UE acredita em acordo com Mercosul até 2011

Mercado

Negociações comerciais estavam paradas desde 2004 e foram retomadas em Junho deste ano. Objectivo é criar maior zona de livre comércio do mundo

Relacionados
A União Europeia espera concluir um acordo comercial com o Mercosul, de que fazem parte o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, até meados de 2011.

As expectativas da UE foram reveladas ontem, terça-feira, pelo comissário de Comércio do bloco europeu, Karel Gucht. Em visita oficial ao Brasil, o responsável disse que os negociadores dos dois blocos comerciais estão a resolver detalhes em questões como compras governamentais e propriedade intelectual.

«Nós tivemos boas discussões», disse o comissário, citado pela agência Lusa, depois da reunião com os ministros brasileiros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), em Brasília. «Há disposição para discutir todos os tópicos e depois vamos ver onde chegamos».

UE e Mercosul retomaram, em Junho deste ano, as negociações comerciais que estavam paradas desde 2004. O objectivo é criar a maior zona de livre comércio do mundo, abrangendo 750 milhões de pessoas e bens estimados em 65 mil milhões de euros por ano.

Só o bloco europeu mantém investimentos de 165 mil milhões de euros naqueles quatro países.
Continue a ler esta notícia

Relacionados