Grécia: plano não prevê incumprimento - TVI

Grécia: plano não prevê incumprimento

Bandeira UE

Reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, na próxima segunda-feira, vai estruturar os principais elementos do plano de resgate à Grécia

A Comissão Europeia insistiu esta segunda-feira que o novo plano de resgate à Grécia, que integra credores privados, não implica um incumprimento, depois da agência de notação financeira Standard & Poor`s (S&P) ter alertado do contrário.

«O objectivo repetido pelos ministros da Economia da zona euro é precisamente evitar uma situação deste tipo», de incumprimento do pagamento da dívida externa, disse Amadeu Altafaj, o porta-voz do comissário europeu para os Assuntos Económicos e Monetários.

A agência de rating S&P considerou que o plano que a União Europeia e os credores privados estão a discutir para resolver a questão da dívida grega pode ser considerado um «incumprimento selectivo».

O cenário «conduzirá provavelmente a uma falta de pagamento de acordo com os nossos critérios», alertou a S&P, em comunicado.

Amadeu Altafaj sublinhou que «ainda não se optou por nenhum modelo concreto de envolvimento do sector privado num segundo programa para a Grécia» e disse que as diferentes opções estão ainda em fase de estudo com as instituições financeiras privadas, considerando assim que «não há razão para precipitações».

Altafaj referiu ainda que a reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, na próxima segunda-feira, vai estruturar os principais elementos do plano de resgate à Grécia, enquanto os critérios de integração do sector privado poderá levar ainda mais algumas semanas.

O porta-voz prometeu ainda que «os elementos fundamentais do plano deverão ser claros para o mercado antes do Verão».
Continue a ler esta notícia