Presidente «surpreendido» com notícias sobre possível resgate - TVI

Presidente «surpreendido» com notícias sobre possível resgate

Cavaco Silva

Cavaco Silva disse desconhecer qualquer discussão sobre pedido de ajuda financeira de Portugal

O Presidente da República manifestou-se surpreendido por uma revista alemã dizer que os Governos alemão e francês querem que Portugal aceite ajuda financeira internacional, sublinhando que não tem conhecimento que o assunto tenha sido discutido nas instâncias comunitárias.

«Eu espero que isso não aconteça. Surpreende-me que seja uma revista alemã a publicar notícias de uma tão grande relevância para um Estado membro da União Europeia sem que, quanto eu saiba, o assunto tenha sido discutido no palco próprio que são as instâncias comunitárias», disse Cavaco Silva, citado pela Lusa.

Questionado se pensa fazer contactos com homólogos europeus sobre esta matéria, Cavaco Silva explicou que «normalmente os contactos começam por ser entre o Presidente da República e o Governo», para os dois órgãos se concertarem «para falar a uma só voz nessa matéria».

«E penso que tenho feito um esforço para que nessa matéria não me afaste do registo que o Governo tem defendido nas instâncias comunitárias e é assim que deve ser».

Interrogado, então, se irá entrar em contacto com o executivo liderado por José Sócrates, o Presidente da República escusou-se a falar em públicos sobre os seus contactos com o Governo.

«Não posso falar em público de questões que têm a ver com os contactos entre mim e o Governo», disse, fazendo, contudo, questão de frisar que, apesar de estar em campanha eleitoral para as eleições de 23 de Janeiro, continua a exercer as suas funções de chefe de Estado.

Imprensa internacional: «Portugal à beira do resgate»
Continue a ler esta notícia