FMI: Lagarde pode anunciar hoje candidatura - TVI

FMI: Lagarde pode anunciar hoje candidatura

Teixeira dos Santos e Christine Lagarde no dia em que o Eurogrupo aprovou plano de ajuda a Portugal

China, Brasil e Comissário Europeu para os Assuntos Económicos estão entre os apoiantes da ministra na corrida ao lugar de Strauss-Kahn

Relacionados
A ministra das Finanças francesa poderá anunciar esta quarta-feira, oficialmente, a sua candidatura à direcção do FMI, segundo a imprensa francesa. Christine Lagarde tem o apoio implícito do comissário europeu Olli Rehn para suceder a Dominique Strauss-Kahn e conta também o aval da China e do Brasil.

«Parece que é assunto fechado a favor de Lagarde», declarou à Bloomberg um ex-diretor adjunto do FMI, Desmond Lachman.

O apoio de Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Económicos e Monetários, ficou implícito numa entrevista ao diário francês «Les Échos», ao qual declara que «Lagarde é sem dúvida uma personalidade de peso na cena internacional e a sua reputação cresceu ainda mais nos últimos meses», cita a Lusa.

Olli Rehn afirma também que «os recentes acontecimentos na Europa exigem uma gestão dessa instituição por parte de uma personalidade que perceba os desafios da crise da dívida soberana europeia em toda a sua complexidade».

Para o comissário, «embora se tenha dado passos importantes para abrir a gestão [do FMI] aos países emergentes, que reclamam justificadamente uma maior presença, na conjuntura actual é legítimo que a Europa se ponha de acordo para apresentar um candidato».

O apoio essencial do Brasil à candidatura de Christine Lagarde, segundo a Bloomberg, será dado discretamente para contrariar a escolha de um «rival» latino-americano, o governador do banco central mexicano, Agustín Carstens.

A corrida à direcção do FMI foi aberta com a demissão, na semana passada, de Dominique Strauss-Kahn, detido em Nova Iorque sob a acusação de agressão sexual e tentativa de violação.

Strauss-Kahn, que as sondagens em França apresentavam como o nome favorito dos socialistas às eleições presidenciais de 2012, foi libertado sob caução e aguarda em Nova Iorque a instrução do processo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados