Confiança das famílias no nível mais baixo de sempre - TVI

Confiança das famílias no nível mais baixo de sempre

(arquivo)

Famílias portuguesas estão cada vez mais pessimistas

A confiança dos portugueses recuou para o nível mais baixo de sempre desde que há registo, ou seja, dos últimos 14 anos.



Dados do INE - que esta quarta-feira revelou também que o consumo das famílias travou a fundo - apontam para o recuo deste indicador - medido através de inquéritos a particulares - para os 56 pontos negativos, em Novembro, reflectindo o impacto do plano de austeridade do Governo.

Também o indicador do clima económico - calculado através de inquéritos a empresas de vários sectores de actividade - se aproximou de níveis negativos recorde.

Este índice recuou 2,9 pontos negativos em Outubro para 3,5 pontos negativos em Novembro, o valor mais baixo registado, pelo menos, nos últimos três anos.

«Em Portugal, o indicador de clima económico agravou-se em Novembro, mantendo o movimento descendente iniciado em Julho de 2010 e atingindo o mínimo da série. O indicador de actividade económica, disponível até Outubro, prolongou o perfil negativo observado desde Setembro de 2010. O indicador de consumo privado apresentou uma redução mais intensa em Outubro, reflectindo os contributos no mesmo sentido do consumo corrente e do consumo duradouro», sintetiza o INE.
Continue a ler esta notícia