China e Brasil: trocas comerciais ultrapassam 80 mil milhões - TVI

China e Brasil: trocas comerciais ultrapassam 80 mil milhões

China

Impacto mundial da relação sino-brasileira está a crescer de dia para dia

Relacionados
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, saudou o «rápido desenvolvimento» das relações sino-brasileiras, salientando que o comércio bilateral deverá exceder 100 mil milhões de dólares (80,2 mil milhoes de euros) em 2012, disse esta sexta-feira a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Num encontro com o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Marco Maia, Wen Jiabao, realçou que a «pragmática cooperação» entre os dois países registou «notáveis melhorias» e que «o impacto mundial da relação China-Brasil está a crescer de dia para dia», indicou a mesma fonte.

Marco Maia termina no domingo uma visita de oito dias à China, país que se tornou em 2009 o maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos.

«China e Brasil têm cooperado em grandes questões internacionais e regionais, promovendo os interesses dos países em vias de desenvolvimento», disse Wen Jiabao, citado pela Xinhua.

Em 2011, o comércio bilateral cresceu 35,2%, para 84,5 mil milhões de dólares, com um saldo de 20,79 mil milhões de dólares, favorável ao Brasil.
Continue a ler esta notícia

Relacionados