Howard Dean: «Culpa da crise não é dos políticos» - TVI

Howard Dean: «Culpa da crise não é dos políticos»

Sócrates (Lusa)

Ideia foi defendida pelo político norte-americano, que se encontra em Portugal a participar nas Conferências do Estoril. Howard Dean considera que Sócrates conseguiu um bom acordo com a troika

«Queria dar os meus parabéns ao Governo português, que conseguiu melhores medidas do que as da Irlanda e Grécia». As palavras sobre o acordo com a troika reflectem a visão do político democrata norte-americano, Howard Dean, antigo governador de Vermont e ex-líder do Comité Nacional Democrata, e um dos oradores esta tarde nas Conferências do Estoril.

Conhecido por ter conseguido equilibrar as contas públicas do estado de Vermont durante os doze anos em que esteve no cargo de Governador, Howard Dean apresentou-se como um optimista em relação às medidas necessárias para que a Europa saia da crise. E optimista também em relação à própria Europa, que considerou estar na liderança mundial em muitas áreas.

Howard Dean considerou que a culpa para o estado a que Portugal e outros países chegaram não se deve a políticos de esquerda ou de direita no poder. A culpa da crise, garantiu, foi dos governos e das pessoas. De todos.

«Os governos gastaram mais dinheiro do que podiam. As pessoas viveram além das suas possibilidades. Em vez de pouparmos para as propinas dos nossos filhos, gastámos em barcos e carros. Vivemos acima das nossas possibilidades. Ou seja, as pessoas não são melhores ou piores do que os governos que as governaram, sejam de esquerda ou de direita», considerou.
Continue a ler esta notícia