Cimeira focada no crescimento, resgate grego só dia 9 - TVI

Cimeira focada no crescimento, resgate grego só dia 9

Acordo Intergovernamental que impõe Pacto Orçamental será assinado sexta-feira

Relacionados
O problema do crescimento económico está no centro da agenda do Conselho Europeu que está reunido em Bruxelas, esta quinta e sexta-feira. É a primeira vez nos últimos 2 anos que os líderes europeus parecem querer discutir politicas de relançamento das economias e não a crise das dívidas soberanas.

Antes do Conselho, reuniram-se os ministros das Finanças da Zona Euro, onde foram assinados os acordos com a Grécia relativos ao novo resgate e ao perdão da dívida grega. Assim, o caso do segundo resgate à Grécia parece resolvido, ainda que a decisão final só seja tomada a 9 de Março.

E, com os bancos europeus cheios de dinheiro fresco emprestado pelo Banco Central Europeu (BCE), os chefes de Estado e de Governo apostam em colocar as preocupações com o crescimento económico à frente das questões relacionadas com a austeridade.

Para sexta-feira, segundo dia da Cimeira, está prevista a assinatura do novo Tratado Intergovernamental, que impõe um Pacto Orçamental entre 25 países. Reino Unido e República Checa são os dois membros da União Europeia que vão ficar de fora.

Herman Von Rompuy foi reconduzido como presidente do Conselho Europeu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados